Detalhe

Curiosidade

Instituto Vencer o Câncer

Ao receber o resultado suspeito de um exame, a primeira coisa que a maioria das pessoas faz é correr para a internet em busca de respostas. Por isso, o acesso à informação correta é fundamental, tanto para a prevenção quanto para o tratamento do câncer. Diante de um cenário crescente de desinformação, o Instituto Vencer o Câncer divulga, em abril, a campanha #CANCERTRUENEWS - Contra o câncer, não dê espaço para desinformação, para incentivar a população a buscar conteúdos seguros, com informações verdadeiras – true, em inglês – em contraste às fake news. A campanha tem apoio institucional da ALLOS e se propõe a orientar as pessoas a obter informações confiáveis e comprovadas para a eficácia do tratamento da doença.

A data de lançamento, dia 1º de abril, Dia da Mentira, foi escolhida exatamente para fazer um contraponto à divulgação de informações e notícias falsas que circulam nas redes durante o ano inteiro e representam um perigo para os pacientes. O Caxias Shopping será uma plataforma de conscientização para alertar sobre os riscos de se consumir conteúdos que prometem prevenções à doença, além da defesa de direitos e da construção de políticas públicas eficazes para pacientes oncológicos.

A criação da campanha surgiu após um estudo recente do ''Journal of the National Cancer Institute'', destacando um dado preocupante: 89% dos pacientes diagnosticados - ou que acham que têm câncer - acessam a internet para procurar mais informações sobre sua doença.

Sobre o Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cujo principal objetivo é informar a população sobre os fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, além da defesa de direitos e da construção de políticas públicas eficazes para pacientes oncológicos.

O projeto surgiu em 2014, quando três grandes oncologistas brasileiros, os médicos Antonio Buzaid, Fernando Maluf e Drauzio Varella, aceitaram o desafio de atualizar e informar a população brasileira sobre os avanços no tratamento do câncer com o lançamento do portal na internet e do livro “Vencer o Câncer”.